O que diz a imprensa sobre o movimento

CISION – 21 de dezembro, 2021

Falamos de Ostomia, uma realidade que afeta cerca de 15.000, com Lea Pinheiro, presidente da Associação ANO XV.

Exposição fotográfica contra a história de 10 pessoas ostomizadas: Comentários de Filipa Moreira, diretora Área Ostomia da Convatec.

VEJA AQUI

SIC – 6 de dezembro, 2021

Grávida de gémeos e ostomizada

Há quase cinco décadas que Sofia vive com um saco que funciona como uma bexiga externa e garante que só está viva graças aos pais, que lutaram ferozmente contra todas as sentenças de morte que recebeu pelo caminho.

VEJA AQUI

SIC – 6 de dezembro, 2021

Léa Pinheiro: “Vivo dependente de um saco no abdómen”

Léa Pinheiro tinha 35 anos quando recebeu uma sentença demolidora: tinha de ser ostomizada e viver com um saco no abdómen até ao fim dos seus dias.

Depois do choque inicial, Léa decidiu reagir.

VEJA AQUI

RTP – 9 Novembro, 2021

Praça da Alegria – Lea Pinheiro, Presidente da Associação ANO XV

Além de explicar o que é a ostomia e os permanentes constrangimentos que têm de enfrentar no seu quotidiano, os ostomizados sentem que é necessário acabar com alguns preconceitos que muitas vezes condicionam a sua vida.

VEJA AQUI

EXPRESSO DE AMARANTE – 29 Outubro, 2021

Exposição fotográfica conta histórias de pessoas com ostomia

O Instituto Empresarial do Tâmega (IET) recebe, até dia 02 de novembro, a exposição fotográ Ostober.org que conta a história de 10 pessoas com ostomia, estomaterapeutas e cuidadores informais, informa hoje fonte do município.

VEJA AQUI

CISION – 28 Outubro, 2021

Dia Municipal do Ostomizado assinalado com curta-metragem e exposição

Terça, dia 26 de outubro, assinalou-se o Dia Municipal do Ostomizado, instituído oficialmente em 2016 pelo Município de Amarante, em parceria com a ANOXV – Associação Nacional de Ostomizados, no âmbito da Campanha Amarante de Igual para Igual.

VEJA AQUI

JN – 27 Outubro, 2021

Ostomia: exposição fotográfica quer quebrar tabus

Sensibilizar a sociedade civil relativamente à ostomia porque “há muito desconhecimento e tabus à volta desta condição” é o objetivo da exposição de fotografia em que participaram 10 pessoas ostimizadas, com idades entre os 27 e 72 anos, organizada pelo movimento OSTOBER.ORG.

VEJA AQUI

EXPRESSO DE AMARANTE – 26 Outubro, 2021

Dia Municipal do Ostomizado assinalado com curta metragem e exposição fotográfica

O Dia Municipal do Ostomizado assinala-se hoje com a projeção de uma curta-metragem e a inauguração de uma exposição fotográ. O Dia Municipal do Ostomizado foi instituído em 2016 pelo Município de Amarante em parceria com a ANOXV – Associação Nacional de Ostomizados, no âmbito da Campanha Amarante de Igual para Igual, recorda a autarquia, em comunicado.

VEJA AQUI

SAPO – 25 Outubro, 2021

São cerca de 15 mil em Portugal. Pessoas com ostomia quebram tabus em exposição fotográfica

Movimento OSTOBER.ORG surge para ajudar os cerca de 15 mil portugueses que vivem com esta condição. No mês em que se celebra o Dia Mundial do Ostomizado, surge o movimento OSTOBER.ORG, uma junção das palavras Ostomia e Outubro.

VEJA AQUI

SICMULHER – 25 Outubro, 2021

Ostober: Um movimento que quer eliminar os preconceitos sobre a ostomia.

A ostemia consiste num procedimento cirúrgico que implica a abertura de um órgão, como o tubo digestivo ou do aparelho urinário e respiratóro, mantendo assim um canal de comunicação bom o meio externo para manutenção das funções vitais.

VEJA AQUI

SAPO – 23 Outubro, 2021

Todos os anos há cerca de 4 a 5 mil novos casos de ostomia em Portugal. Movimento quer eliminar preconceitos.

 

A iniciativa quer chegar a todas as pessoas com ostomia, mas também à sociedade civil. Para tal, foi ciado o site www.ostober.org para divulgar o movimento com testemunhos de pessoas com ostomia, conselhos de saúde, esclarecimiento sobre dereitos e estilo de vida saudável.

VEJA AQUI

ATLAS DA SAÚDE – 22 Outubro, 2021

Inauguração de exposição de fotografia de pessoas com ostomia quer quebrar tabus sobre o tema

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Ostomizado, surge o movimento OSTOBER.ORG, uma junção das palavras Ostomia e outubro. Criado pela Convatec, em parceria com a Associação ANOXV, tem como objetivo alterar a perceção e eliminar preconceitos sobre a ostomia.

VEJA AQUI

SIC – 21 Outubro, 2021

Ricardo Pereira da Silva prepara uma exposição com pessoas com ostomia: “Gosto de mostrar o quão bonitas as pessoas são. Todas elas.”

O fotógrafo afirma: “É uma exposição de pessoas… pessoas com uma característica que, para quem vê de fora, pode ser uma limitação”

VEJA AQUI

SIC – 21 Outubro, 2021

Ana Vítor, Carla Eugénio e João Cotrim têm ostomia e vivem com um saco: “A sentença é ter um saco, a oportunidade é a vida”

Ana teve que ser operada a um tumor na bexiga e aos intestinos, Carla passou por um cancro colorretal e João passou por três operações até ter que viver com um saco.

VEJA AQUI

NIT – 21 Outubro, 2021

Não há razão para ter vergonha deste “saco que salva-vidas”

Há quem esconda que foi sujeito a uma ostomia com receio do estigma. Mas vale a pena falarmos (todos) abertamente sobre isto. Em Portugal há milhares de pessoas que tiveram de ser ostomizadas. Falamos de um procedimento cirúrgico que consiste em fazer um orifício (estoma) num órgão (no intestino grosso, por exemplo), através do abdómen.

VEJA AQUI